Os escritores, hoje, são chamados a promover os seus livros.
Isso chateia alguns. Inspira outros.
Eu penso que, na verdade, os escritores SEMPRE promoveram o seu próprio trabalho. Tal como, muitos dos autores clássicos que conheces, autopublicaram o seu trabalho.
Este fim de semana realizei um curso de marketing digital da University of Chicago. O curso foi sobre Storytelling no mundo empresarial, no entanto, as lições seguintes aplicam-se aos escritores também:
A melhor maneira de passar uma mensagem é contando uma história.
Para contar uma história:
Tu vais precisar de objetivos, ou seja - um desejo específico da personagem -, vais precisar de uma mensagem que a história transmitirá. Precisas de analisar o teu público-alvo, para saberes quem serão as personagens.
E claro, vais precisar de personagens, com motivações e características diferentes.
Precisas de um «herói» para contar uma história
Precisas de heróis que, ou refletem quem o público-alvo é, ou que o público-alvo não quer ser.
Estrutura de 3 atos:
O desafio.
A personagem principal quer alguma coisa que não pode ter. Ou seja, há um objetivo e um obstáculo.
A escolha
Quando há uma escolha no teu caminho revela os valores da personagem. A escolha que a personagem faz mostra os valores do produto ou serviço que estás a mostrar.
Desfecho
Há um final quanto à escolha ou o desafio que a personagem enfrenta. O desfecho é o resultado das escolhas feitas pelos personagens. Ele traz a recompensa que os personagens e o público estão esperando. É importante que o desfecho de sua história se baseie no objetivo que você deseja alcançar ao contá-la.
Consegues contar esta história em 1 minuto? E em 15 segundos? O que muda?
Quais os objetivos de Storytelling?
O que queres com o storytelling? O que queres que a pessoa aprenda?
Como queres que a pessoa se sinta depois de ouvir / ler a tua história?
O que queres que a pessoa faça depois de ouvir / ler a tua história?
Usa os leitores para promover o livro:
Uma das técnicas de Storytelling que o curso indicou foi o UGC: Conteúdo gerado pelo usuário = os leitores criarem conteúdo sobre livros. O cliente criar conteúdo sobre o teu produto:
No cenário atual de storytelling digital, estão surgindo novas e empolgantes maneiras de contar histórias. E a melhor forma de colocar o público no centro da história é contar suas experiências pessoais.
Uma técnica que permite às pessoas compartilharem suas histórias e experiências é chamada de conteúdo gerado pelo usuário (UGC, do inglês user-generated content). Essa estratégia pode ser observada, por exemplo, quando marcas ou empresas incentivam seus seguidores a criar e compartilhar conteúdo relacionado a seus produtos ou serviços, na forma de avaliações, depoimentos, fotos, vídeos, entre outros.
É interessante que um curso de marketing para empresas explique como tornar o cliente um membro da equipa de marketing… acho que os autores estão na mesma posição. Hoje, o público confia mais em outra pessoa do público… do que na empresa que lhe está a vender o produto.
Escolhe a música certa, e as fotos certas.
O nosso cérebro processa imagens mais rápido do que palavras.
A imagem certa, mostrando emoção, pode mudar tudo.
E pronto, foi isto.
Para venderes o teu livro, precisas de contar a tua história. Isso os escritores sabem fazer.